quarta-feira, 29 de maio de 2013

Depoimento: João Daniel (João Bombeirinho) & Família.

Bom dia, pessoal! A matéria de hoje é sobre o João Daniel de Barros, mais conhecido por João Bombeirinho. Ele, um menino de sete anos, foi diagnosticado com Leucemia no seu primeiro ano de vida, e desde então, lutou com seus pais para vencer essa barreira. Entrevistamos João e seus pais no último sábado (25/05/2013), em sua casa.  Mostraremos a entrevista completa pra vocês:







João Daniel nasceu no dia 23 de novembro de 2005 com 3.520kg e 52 centímetros. Quando tinha um ano e 11 meses foi diagnosticado com Leucemia, desde então se travou uma luta pela vida de João em busca de um doador compatível.Sua mãe, Ana Paula Estevam, sempre esteve ao seu lado,otimista e confiante, acreditando que tudo daria certo e que seu filho seria curado.




Blog: Como você reagiu após a notícia do diagnóstico de Leucemia?
Ana Paula: Foi um susto, quando você fica sabendo que tem alguém em sua família com um câncer, a sensação é de querer morrer.

Blog: E o João, como ele reagia a tudo que passou?
Ana Paula: Por ter descoberto a doença cedo ele nunca se viu como uma criança anormal, nunca se sentiu diferente dos outros e sempre criava expectativas para o dia seguinte.Foi um verdadeiro herói suportando tudo que passou sempre sendo forte. A cada provação ele me dizia:“Essa foi fácil!”. Foram 17 cirurgias ao longo do tratamento. Em 2010 contraiu a gripe A, uma agulha se quebrou dentro dele, foram várias provações ao longo do tempo e ele sempre se manteve forte.Lembro-me quando seu pai e eu dizíamos que se pudéssemos estar no lugar dele seria melhor, e ele me respondia: “Vocês não aguentam o que eu aguento, são grandes e eu sou pequenininho, não vou conseguir cuidar de vocês como cuidam de mim”.

Após cinco anos de luta e espera, finalmente é encontrado um doador 90% compatível. A medula é de uma doadora norte-americana de 20 anos.

Blog: Qual foi sua reação quando recebeu a notícia que havia sido encontrado um doador compatível com seu filho?
Ana Paula: Foi uma benção. A sensação foi como se eu estivesse grávida novamente, pois naquele dia, o João nasceu de novo.

Blog: Como foi feito o transplante?
Ana Paula: O transplante não é feito através de cirurgia e sim por transfusão de sangue, o momento mais emocionante foi ver a medula entrando, foi tão marcante quanto se ele estivesse nascendo de novo, foi um verdadeiro milagre acontecendo ali na minha frente.

Blog: Quais os cuidados a serem tomados após o transplante e como ele esta se sentindo?
Ana Paula: Ele não deve comer fora de casa, precisa de uma alimentação baseada em muitas frutas, deve evitar o sol.São muitos cuidados a serem tomados. O João esta muito contente em não ter que ficar indo ao hospital como antes que ele ia duas vezes ao dia, hoje ele tem mais contato com os amigos que podem vir visita-lo com frequência e pode fazer coisas que antes não podia. A medicina está muito avançada e os médicos foram maravilhosos, isso ajuda muito no tratamento que está sendo um sucesso.Com o transplante muitas coisas mudaram no João, seu sangue já não é mais A e sim B, pois é o sangue da doadora, seu cabelo que era liso, agora esta crescendo enrolado e todas as suas unhas da mão e do pé caíram e foram trocadas. A medula está pegando 90%, é uma evolução maravilhosa. Ele não esta 100% curado, mas leva uma vida saudável.
João: Estou muito feliz e me sinto muito melhor agora, quero estudar inglês e japonês e vou começar minhas aulas de violão.

Blog: Nelson, você não é pai biológico do João, como é sua relação com ele?
Nelson: Após três meses de namoro, Ana me levou a conhecer seus filhos. Apeguei-me muito ao João e um dia no hospital, sentado no meu colo, ele me perguntou se eu era seu pai, emocionado e com vontade de ser pai, pois era solteiro e nunca tive filhos, assumi esse papel e prometi a ele que nunca o abandonaria, sempre estaria ao seu lado, e o fiz. Nunca sai de perto dele.Meu filho é meu ídolo e eu sou ídolo dele.

Blog: Ana, em relação ao Gugu, como você viu toda essa mobilização pela Tv Record?
Ana Paula: Fiquei muito surpresa quando soube que participaria do quadro, pois não me inscrevi. A iniciativa foi do programa Hoje em Dia em relação à história do João. Achei muito importante a divulgação que foi feita pela mídia, temos que mostrar que a doação de medula é mais simples do que se pensa e não mata ninguém. Quando o João ficou doente fiz uma promessa de que se ele ficasse curado ajudaria outras pessoas a encontrar doadores também, por isso temos uma ONG que leva o nome do João Bombeirinho, do mesmo jeito que o transplante dele foi o mais perfeito possível outros também serão, basta acreditar para que o que deseja se torne realidade. Deixo aqui o meu recado: Aquelas pessoas que tem duvida sobre doação de medula, é algo muito simples, e pode salvar uma vida. Quanto mais pessoas doarem, mais chances têm de uma vida ser salva com um simples ato.

Lema: “100% de esforço onde houver 1% de chance”



Aproveitamos o espaço para convidar vocês a comparecerem ao Hemocentro, para fazer doação de Medula e Sangue.
Local: Avenida Mandacaru, 1600 , ao lado do Hospital Universitário. Maringá- PR. Telefone:  (44)2191-9400

Nosso sincero agradecimento à atenção da Ana Paula, Nelson e do João. A entrevista foi um sucesso. Esperamos que vocês tenham gostado. Até a próxima. 

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© Marcas da vida, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena